sábado, 31 de março de 2007

I Passeio Pedestre da ACDB - 3

Um sol ameno irradia a fria manhã de Domingo. Os seus primeiros raios são aproveitados por um grupo de pessoas. Tantas quantos os minutos da hora que mudou. Não o suficiente para lhes enganar o relógio. Foi a alegria de passear numa manhã domingal que as tirou da cama. O relógio marca nove horas. Como habitualmente, sorriem (ensonadas) para as câmaras fotográficas que guardam o momento. Está dado o sinal de partida para a jornada que se segue.

Pés à obra. Esperamos que o percurso não se transforme num calvário antes de lá chegarmos. Aqui vamos nós. Gente conviva, esta. Aproveita-se para se pôr a conversa em dia enquanto o matutino Beijós vai acordando. Dá-se-lhe os bons-dias.

Estamos a chegar às Mestras. Ao fundo começam-se a vislumbrar traços de um vale encantado. O céu desceu à terra! Tudo irradia. Os raios que atravessam o transcendente e fumegado horizonte, ainda conseguem fazer com que os prados brilhem. Decerto que as suas ervas saberão docemente quando forem pastadas. Ouvimos a ribeira a correr apressada, a fugir do fogo que arde sem se ver, enquanto a atravessamos. Permanece um friozinho que arrepia a pele.

Continuamos num trilho de terra pisada enquanto dizemos à ribeira um “até já!”. Uma nova fragrância de Primavera invade o nariz. O vento não compareceu. Talvez esteja a recuperar da última saída nocturna. De certo à tarde fará uma escapadinha.Subimos a escarpada Ladeira. Procuramos Jerusalém ao fundo, mas só vimos Beijós. Ai santo Calvário que tão bela paisagem nos mostras! Hora para a fotografia, e de seguida nova procissão. Descobrimos longos campos escondidos . Aqui a terra tresanda a suor. Dois pios fininhos lembram que a Primavera chegou há bocadinho. Chegamos ao Deldoreto.

Quanto maior é a subida maior é o tombo e nova escarpadura nos espera. Agora é a descer. Entramos no Caminho da Ribeira. Dizemos-lhe novamente “olá!”. Perscrutamo-la mas não encontramos peixes. “Já lá vai o tempo.”. Nova subida e o calor sobe connosco. Duas pedras voam sobre nós. Olhei com mais atenção e vi que eram andorinhas. Escondemo-nos novamente na sombra dos pinheiros, que nos irá acompanhar até ao Penedo.

A partir dum magnífico miradouro vislumbramos uma paisagem de cortar a respiração. Os nosso olhos perdem-se no abismo que ladeia a laje que pisamos. O Dão corre silencioso, no fundo, enquanto passa por entre uma dúzia de casas e muitos outros descampados. O Sr. João já aí vem com a fruta: chegou a hora do farnel matinal. Duas andorinhas poisam para descansar. Um pastor passa com as suas ovelhas.

Novo lanche, agora numa casa portuguesa, com certeza. Um copito de vinho para o pessoal. E para quem ainda não conseguiu acordar da vista sobre o vale do Dão, também há café. Adeus Penedo, que ainda há muito para andar. A terra transformou-se em alcatrão. Apanhamos o nosso Expresso do Oriente com paragem em Beijós. Mas esta terra não gosta da cor negra e rapidamente retoma a original. Perdemo-nos numa imensidade de árvores de folha acicular. Também estas não quiseram faltar. Algumas vieram do outro lado do mundo para nos fazerem companhia. Caminham em direcção ao céu, como antenas.

Antes da subida final, de novo a ribeira. Agora é a que vem do Pisão. Chegámos à Associação. Acabou o passeio, mas ainda chegámos a tempo de ver o milagre da multiplicação. De pessoas, agora temos o dobro. Será preciso um idêntico para a comida? Vamos, o porco está à nossa espera.

domingo, 18 de março de 2007

Noite de Fados no "Defesa da Beira"

A "Noite de Fados" organizada pela ACDB, mereceu destaque na imprensa local, com apreciação bastante positiva, "Foi maravilhoso o espectáculo que a Associação Cultural e Desportiva de Beijós proporcionou aos sócios e população em geral (...)", menciona o "Defesa da Beira", na edição de 16/03/2007, em artigo do Sr. Lino Dias, que nos honrou com a sua presença.
"Em ambiente acolhedor, à luz das velas e com vistosa disposição de mesas redondas, uma centena de pessoas deu boa moldura ao salão de festas da Associação, à altura da excelente prestação que um grupo amador dos fados de Lisboa, deslocados de Viseu, ali deixou vincada (...)".
"Um misto de experiência, encanto e ternura fez com que a noite vivida vá perdurar na memória de quem presenciou tão bonito espectáculo (...)", descreve o referido artigo, que acaba dizendo que:
"António Pina, Presidente da Direcção da Associação, agradeceu a adesão da população e a presença das individualidades, pedindo ao mesmo tempo desculpa por "alguma falha". Verdade se diga que se falhas houveram não se deu por elas, numa organização que se pode avaliar de exemplar, desde a qualidade do serviço de mesas até às condições proporcionadas para este género de espectáculo."

São opiniões destas que nos dão vontade de continuar a trabalhar com empenho e dedicação, pois só desta forma sentimos o nosso esforço recompensado. Fica a promessa de tentarmos melhorar sempre mais, por forma a conseguirmos eliminar as avaliações menos positivas a nosso respeito, para que as opiniões sejam mais consensuais e dessa forma uma maior satisfação das gentes de Beijós e ao mesmo tempo, uma maior adesão em iniciativas futuras.
Um obrigado muito especial a todos os que nos brindaram com a sua presença.

terça-feira, 13 de março de 2007

Noite de Fados na ACDB

"Teus olhos castanhos", "Maria da Fonte" e "Canta-se o fado" foram alguns dos temas que se ouviram no passado sábado, na sede da ACDB. Teles, Jorge Novo, David Novo Jr., na voz, acompanhados por Availino Sousa e Belarmino Santos, na viola, actuaram para 90 espectadores.









Ao sabor da música e de alguns petiscos como chouriça, broa, presunto, e caldo verde, também estiveram representantes de algumas instituições do concelho. Marcaram presença o presidente da câmara de Carregal do Sal, Atílio Nunes, o vereador da cultura da mesma instituição, o segundo comandante dos Bombeiros Voluntários de Cabanas de Viriato, o tesoureiro da Junta de Freguesia de Beijós, o Secretário da Junta de Freguesia de Beijós, o padre José Júlio e um repórter do Defesa da Beira.

terça-feira, 6 de março de 2007

domingo, 4 de março de 2007

Endereço electrónico da ACDBeijós

Informamos os interessados que a Associação já dispõe de endereço electrónico (e-mail), que pode e deve ser utilizado como forma das mais variadas entidades ou individuos entrarem em contacto com os corpos gerentes da colectividade.
Servirá para inscrições nas actividades, envio ou solicitação de documentos ou informação e toda uma variedade de opções, amplamente conhecida pelos utilizadores das novas tecnologias.
Agradecemos que os sócios nos enviem os seus endereços de e-mail, por forma a aumentarmos as possibilidades de comunicação com os mesmos, já que por vezes os que se encontram mais distantes, têm maiores dificuldades em tomar conhecimento das actividades.
O endereço é:
associacaodebeijos@gmail.com ,
usem-no !!!!

1.º Passeio Pedestre da ACDB


Noite dos Fados


Finalmente....o 1º post!!!

Finalmente o blog da ACDBeijós, vai arrancar em pleno.
Esperamos assim contribuir para uma maior aproximação da Associação às gentes da nossa terra e terras vizinhas e em especial aos nossos sócios.
Pretendemos que este seja um espaço de divulgação das actividades da Associação, das contas, das Assembleias e respectivas resoluções, ou seja, um espaço de informação e também para recebimento de sugestões.
Para tal contamos com a contribuição de todos os que se interessam pela nossa colectividade, pois só assim conseguiremos crescer e dar uma melhor resposta em direcção à satisfação de todos.
Bem vindos !!!